20 de fev. de 2010

AJDH participa de conferência internacional em Curitiba

A Associação Jataiense de Direitos Humanos - Nova Mente (AJDH Nova Mente), com sede em Jataí, Goiás, Brasil, organização não-governamental pró-cidadania e direitos humanos LGBT, através do presidente Gilbran Assis de Oliveira, participou da V Conferência Regional da ILGA-LAC realizado em Curitiba (PR), no período de 26 a 30 de janeiro último.
O presidente Gilbran Oliveira também participou da eleição da nova diretoria da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais (ABGLT), entidade o qual a AJDH-Nova Mente é filiada. A eleição aconteceu em 26 de janeiro.
A Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, pessoas Trans e Intersex (Ilga) é uma federação mundial que congrega grupos locais e nacionais dedicados à promoção e defesa da igualdade de direitos para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros em todo o mundo.
Fundada em 1978, a ILGA reúne entre seus membros mais de 670 organizações, entre pequenas coletividades e grupos nacionais, representando, assim, mais de 110 países, oriundos de todos os continentes.
Atualmente, a ILGA é a única federação internacional a reunir ONGs e entidades sem fins lucrativos que concentra a sua atuação, em nível global, na luta pelo fim da discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.
Entre os dias 26 e 30 de janeiro, a V Conferência Regional da Ilga-Lac (ramificação da Ilga que abrange os países da América Latina e Caribe), realizada em Curitiba (PR), esteve atenta à necessidade de dialogar cada vez mais no e com o mundo moderno. Com encontros específicos de cada letra da sigla colorida e outros sobre Saúde, Mídia, Poder Executivo, Direitos e Política, a Conferência foi um momento importante no sentido de reunir as experiências boas e ruins de 400 participantes latino-americanos e caribenhos em busca de respeito e dignidade.
Antes mesmo da abertura oficial, feita na última quarta-feira, 27, pelo ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, a militância já discutia algumas propostas nas pré-conferências temáticas, inclusive algumas pela primeira vez, como foi o caso da “Pré-conferência Mídia e LGBT”, onde aconteceu o lançamento do Manual de Comunicação LGBT.
Um dos problemas mais graves ainda enfrentados pelos LGBT, a trans-lesbo-homofobia ganhou destaque e diferentes ângulos de discussão – este ódio nas escolas, em seminário encabeçado pela Aliança Para Educação de Gays e Lésbicas (GALE); e na sociedade em geral, com o grupo de trabalho “Crimes de ódio, discriminação e violência”, formado pelo decano do movimento Luiz Mott, a militante trans venezuelana Tamara Adrian e o mexicano Antonio Medina.
O Governo Federal marcou presença no encontro com a apresentação de resultados de seus planos desenvolvidos para a população LGBT. O principal foco continua sendo a área da Saúde, com a luta contra a epidemia de HIV/Aids, principalmente entre os homens que fazem sexo com homens (HSH) e as travestis. Mas o foco vai ser ampliado e pretende atingir também um grupo que vem cada vez mais sendo infectado, o das mulheres. Isso porque o Governo percebeu por meio de pesquisas apresentadas pela militante transexual feminista Barbara Graner que o vírus HIV está cada vez mais presente entre as mulheres.
O próximo encontro regional da Ilga-Lac será realizado, em 2011, no Panamá. E já está circulando o chamado para o encontro mundial da ILGA, que será realizado em dezembro deste ano, no Rio de Janeiro. A AJDH-Nova Mente já está se preparando para participar de mais este importante encontro internacional. (Asscom/AJDH-Nova Mente - Jornalista Responsável: Terry Marcos Dourado - Fotos: Arquivo/AJDH-Nova Mente.)

Nenhum comentário:

Em agosto...

Em agosto...
IV Parada do Orgulho LGBT do Sudoeste Goiano em Jataí