24 de mai. de 2010

AJDH participa da Marcha Nacional LGBT, em Brasília


[O presidente da AJDH-Nova Mente, Gilbran Oliveira (centro da foto) participou ao lado de Sallete Campari (E) da I Marcha Nacional LGBT, em 19 de maio, na Capital Federal.]
Brasília, DF - Na quarta-feira, 19 de maio, centenas de manifestantes participaram da 1ª Marcha Nacional Contra a Homofobia, em Brasília. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). Em um dos momentos do evento, os manifestantes pararam em frente ao Congresso Nacional e vaiaram senadores que se opuseram ao projeto de lei que torna a homofobia um crime. Os alvos foram Gerson Camata (PMDB-ES), Magno Malta (PR-ES) e Marcelo Crivella (PRB-RJ). "Não tenham medo de homossexuais. Vocês não fazem o nosso tipo", dizia ao microfone um dos manifestantes.
O projeto de lei, que tramita desde 2006, já foi aprovado na Câmara e agora precisa passar pelo crivo dos senadores. Cerca de 2.500 pessoas, segundo a Polícia Civil, ou cerca de 10 mil pessoas, de acordo com a organização, participaram da I Marcha Nacional Contra a Homofobia. Os manifestantes colocaram cruzes em frente ao Congresso para homenagear aqueles que foram mortos por causa de sua orientação sexual.
Passaram pelo ato mais de uma dezena de parlamentares. A organização do evento convocou os manifestantes a não votarem em políticos homofóbicos. Também participou a ex-BBB, jornalista Angélica Martins (Morango). Organizada pela Associação Jataiense de Direitos Humanos – Nova Mente (AJDH-Nova Mente) e pela Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde (ACDHRio), uma caravana do Sudoeste Goiano participou da Marcha Nacional em Brasília.
O presidente da AJDH-Nova Mente, Gilbran Oliveira, que também é conselheiro da ACDHRio, avaliou como positivo o manifesto nacional. Gilbran ressaltou que, pela primeira vez, as pessoas LGBT de todo o Brasil se uniram para politizar e cobrar benefícios reais da classe política. “É hora de consolidarmos mudanças políticas a nosso favor”, ressaltou Gilbran. O presidente da ACDHRio, jornalista Terry Marcos Dourado, não pôde participar da caravana por estar se recuperando de complicações de saúde causadas por dengue, mas enviou seis representantes de Rio Verde para o evento, em Brasília.
[O presidente da AJDH-Nova Mente, Gilbran Oliveira (D) posa para foto ao lado do jornalista e ex-BBB, Jean Willys, durante a I Marcha Nacional LGBT, em Brasília.] 
Por Asscom/AJDH-Nova Mente

Nenhum comentário:

Em agosto...

Em agosto...
IV Parada do Orgulho LGBT do Sudoeste Goiano em Jataí